domingo, 6 de junho de 2010

NÃO MORRA ANTES DE MORRER

As revoluções são idealizadas por utópicos, realizadas por fanáticos e exploradas por patifes.” (Thomas Carlyle)

Não Morra antes de Morrer”, romance do russo Yevgeny Yevtushenko, trata com lirismo, próprio do conhecido poeta e “prosador estreiante” como se autodenomina, da transição da URSS para a RÚSSIA, do comunismo para a democracia, da substituição da bandeira vermelha pela tricolor russa. Mesclando personagens reais no cenário recente da tentativa de golpe contra a democracia em agosto de 1991 e atores fictícios, Yevtushenko divulga a alma desse povo único, carente da maturidade autosuficiente, característica dos povos ocidentais mais avançados. Ele mesmo integra o elenco dessa narrativa que nos prende desde as primeiras páginas. Um documento histórico desfilado ainda no frescor dos fatos por uma testemunha ocular. Magnífico.

A narrativa em suas quase 500 páginas é completamente poética, construções frasais carregadas de emoção conseguem levar o leitor ao sentimento do povo russo, suas angústias e medos.

Para aqueles que gostam de “Viajar” nas páginas de um livro, “Não morra antes de Morrer” é leitura obrigatória.

Poético e épico ao mesmo tempo, o romance de Yevtushenko narra desde as lembranças políticas e pessoais do autor até uma visão de mundo confusa e ainda misteriosa diante da transição de um país agonizante para uma ainda recém nascida e insegura Rússia democrata.

A obra deste poeta, romancista e ativista russo é documental, traça um retrato fiel da nova Rússia. Nela o autor descreve os três dias que chocaram o mundo, na tentativa de golpe de Estado em agosto de 91pelo antigo regime comunista.
Finalmente, inferi que a morte ainda em vida se dá quando se perde a capacidade de amar. Amor universal e irrestrito pela humanidade. Entendo que daí vem o título. Também pode-se apreender que a morte da URSS foi ainda em vida, quando seus alicerces já estavam apodrecidos e seus ideias revolucionario perdido na corrupção e ignorância de seus comandantes.

Yevgeny Yevtushenko

Escritor e líder soviético da geração dos poetas da era pós-Estaline que descende de ucranianos exilados na Sibéria, nascido em 1933. Afirmou-se como defensor da liberdade artística e de uma literatura liberta das bandeiras políticas. A sua poesia começou a ser reconhecida após a morte de Estaline. Escreveu também vários romances. A sua autobiografia foi publicada em Paris em 1963.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.