sábado, 26 de junho de 2010

A PROCURA DE ÉRIC

Comédia dramática mostra o jogador francês sob o ponto de vista de um fã.


Não gosto de escrever o enredo, parece que deixamos o melhor fora do prazer que o filme nos proporciona. Por isso não vou contar a história. Mas posso adiantar que o ator que interpreta o grande jogador francês que brilhou no Manchester United nos anos 90, é ele mesmo, sim, o ícone do futebol inglês, Eric Daniel Pierre Cantona, ou o REI ERIC.

O outro Eric, o Carteiro, está afundando numa depressão profunda com a maturidade. Sofre da Sindrome do Pânico desde jovem (sem conhecer a doença). Isso leva o rapaz a cometer inúmeros erros.


A história segue o seu ritmo, entre os cigarros de maconha que fuma vai vivendo uma vida terrível, sem qualquer controle. Mas durante o "barato" ele tem conversas fantásticas com o grande Rei Eric, o jogador de futebol que é como um ídolo para o personagem.


O filme é delicado, sem qualquer sofisticação, parece até um documentário, um filme caseiro. Mas é de uma sensibilidade e comicidade incríveis.


Em diversos momentos nos identificamos com o personagem do Eric Carteiro; sua dificuldade de dizer não aos filhos, o medo de enfrentar o passado.

Algumas frases são decidiamente antológicas, como, por exemplo, quando o Rei Eric diz para o Eric Carteiro que as lembranças boas são as mais dolorosas. Outra frase, que o jogador diz numa entrevista é: "Quando as gaivotas seguem o barco dos pescadores, é porque pensam que as sardinhas serão atiradas ao mar".



AMIZADE: É a base do filme. São os amigos que tentam trazer o Eric à vida, tentam fazê-lo rir, insistem para que ele os acompanhe no futebol (paixão que os une). Os amigos se unem para livra-lo de uma "roubada" criada por um dos enteados. Quem tem amigos jamais morrerá só. Amigos são a base de uma vida sadia e alegre.

Tudo isso é colocado sem melodramaticidade, a busca da semelhança com a vida de qualquer pessoa comum, em cada um deles o espectador poderá identificar um amigo de seu circulo pessoal.

EM ÉPOCA DE COPA NADA MELHOR DO QUE ASSISTIR "A PROCURA DE ERIC"

Nenhum comentário: