domingo, 25 de abril de 2010

A FERRO E FOGO e O DILÚVIO (cinco volumes)

A Ferro e Fogo, volumes 1 e 2, representa a primeira Parte da Triologia de Henryk Sienkiewicz sobre as Guerras da República Polonesa no século XVII, seguida pelos três volumes de O Dilúvio, continuação e Segunda Parte da Triologia sobre as terríveis guerras travadas por Poloneses, Ucranianos, Lituanos, Tártaros, Suecos, Alemães, enfim, os vizinhos da pequena grande Polônia.







Henryk Sienkiewicz é prêmio nobel de Literatura de 1905 com "QUO VADIS", autor de narrativa fluente e entusiasmada, permeia as atrocidades da guerra corpo a corpo com o humor delicado e ingênuo, próprio da época. Há também uma linda história de amor, ao estilo dos cavaleiros da Idade Média.


Os personagens, na maioria, são reais. Pesquisei na internet e pude comprovar a sua veracidade. No entanto trata-se de romance histórico, com toques de fantásticos e narrativas mirabulantes. Com as peripécias próprias do romantismo de primeira fase, nacionalismo, honra e amor à Pátria.



Vale a pena ler. Eu indico sem medo.


Devo pedir desculpas, precisarei me afastar para dedicação exclusiva à pesquisa científica. Terei que deixar minhas leituras de lazer para mergulhar em buscas e leituras técnicas. Mas logo que puder voltarei, ou não, nunca se sabe o que haverá após a próxima curva da estrada.
Amo vocês e agradeço o carinho que me dedicaram nestes dois, quase três, anos de contato virtual.

Nenhum comentário: