segunda-feira, 3 de maio de 2010

CAIM




"Caim é o que nasceu para ver o inenarrável, Caim é o que odeia deus”.

É o que diz SARAMAGO no livro "Caim", que ganhei de presente antecipado pelo dia das mães. Minha filha não aguenta esperar! Como sou apaixonada pelo prêmio Nobel português, já li e adorei! Dei boas risadas... O humor do autor e ácido, mas inteligente.

Coerente com suas idéias em o "evangelho segundo jesus cristo", Saramago deixa claro seu ateísmo e sua lógica ao criticar deus, suas decisões e seu narcisismo.

A narrativa lembra um pouco o enredo de Lost. A propósito, minha filha me deu - também antecipadamente - de presente os dvds da primeira temporada do seriado que pretendo assistir novamente após o encerramento do ultimo episódio no dia 25 deste mês.




Mas voltando a Saramago e o seu Caim, passeia este último pelo tempo e nos serve de cicerone pelas páginas da bíblia, que segundo o autor: “[...] À Bíblia eu chamaria antes um manual de maus costumes. Não conheço nenhum outro livro em que se mate tanto, em que a crueldade seja norma de comportamento e ato quase natural."


No entanto não aconselho a leitura aos fervorosos crentes, acredito que ficarão revoltados e odiarão o autor. Mas os menos comprometidos com crenças tradicionais poderão ler e buscar, pela reflexão, a lógica da narrativa.

Para mim foi excelente leitura, como ocorre sempre com a produção de José Saramago.

Nenhum comentário: