segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ALÉM DA VIDA - Clint Eastwood


Além da Vida 2010-05-22 Francisco

título original: (Hereafter)

lançamento: 2010 (EUA)

direção:Clint Eastwood

atores:Matt Damon, Cécile De France, Frankie McLaren, George McLaren.

duração: 129 min

gênero: Drama


status: Em cartaz

Domingo, 16h20, Cinemark botafogo. Acreditávamos, eu e minha filha, que o cinema estaria vazio. Não só pelo tema (de pouco interesse para a média), mas pela concorrência de vários filmes em 3D que estavam em cartaz nas outras salas.

Surpresa – O cinema já estava lotado às 14h45, quando chegamos para almoçar. Conseguimos dois tímidos lugares no cantinho da sala, na 3º. Fila. Perto demais da tela de projeção.

Mesmo assim compramos os ingressos e, na hora certa, ocupamos os nossos lugares.


Clint Eastwood é uma personalidade instigante. Não só pelo resultado do seu trabalho – sempre muito bem recebido pela crítica e pelo público – mas principalmente pela seriedade com que aborda os temas mais delicados da natureza humana. Com 80 anos de idade, sua atuação como diretor ainda é pulsante, jovem e atual. Um homem que acompanha o seu tempo. Com Clint a arte assume a sua verdadeira face; instrumento para reflexão e crescimento pessoal.

Além da Vida é seu último filme. Com a abordagem do parapsiquismo de uma forma isenta e desapaixonada, aponta as crises humanas, as dores existências e as conseqüências das perdas de entes queridos. Tudo sem qualquer “apelação” ou abordagens “piegas”.


O personagem de Matt Damon é um homem que consegue manter contato com conciexis a partir do toque de mãos dos parentes ou amigos que ficaram nesta dimensão intrafísica. Na verdade o personagem não possui um parapsiquismo dos mais sofisticados, é primário e simples, mas mesmo assim lhe proporciona diversos conflitos, consigo mesmo e com as pessoas com as quais interage. Sente-se amaldiçoado e infeliz.

O trabalho de interpretação de Matt Damon é incrível. Sem qualquer subterfúgio o ator passa a tensão e o peso de ser o homem mais procurado do seu grupocarma. Todos querem manter contato com alguém que se foi, o personagem não aceita a sua situação porque, até àquele momento só ganhou dinheiro, não houve qualquer retorno evolutivo.


O menino que interpreta o Marcus, o que perde o irmão gêmeo num acidente de rua, é fantástico na sua representação de dor e solidão.

O encontro do personagem do Matt com a francesa interpretada por Cécile De France, possui todas as características do encontro da dupla evolutiva. Seus olhares se cruzam, quando Marie está autografando o seu livro sobre EQM, e, imediatamente reconhece sua dupla e é reconhecida por ele. A delicadeza do momento foi mantida pela direção impecável de Clint, que teve o cuidado de manter a naturalidade da cena.

Para muitos pode ter sido um filme monótono, com exceção das tomadas do tsunami, não houve utilização de efeitos especiais nas cenas seguintes. O personagem, quando efetuava um contato, ficava diante do “consulente” (se é que se pode nomear assim) e narrava o que lhe era dito pela consciex acessada por seu parapsiquismo. Sem coloridos desnecessários ou visões alucinógenas.

Indico Além da Vida como um filme sério, sem pretensões maiores do que a abordagem pura e simples de parafatos, sem alarde ou sensasionalismo.

Nenhum comentário: