domingo, 9 de março de 2008

O VIDA SECRETA DAS PALAVRAS

Os filmes que estão preenchendo minha espectativa com relação à sétima arte são poucos, exíguos em relação às diversas películas que tenho assitido. Ontem mesmo "O Último Rei da Escócia" me deixou impressionada com a atuação de Forest Whitaker, que recebeu o Oscar de Melhor Ator pelo papel de Idi Amim. Interessante, principalmente para mim - que acompanhei, na adolescência, a trajetória desse terrível ditador ugandense.

MAS

foi o filme "A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS", que tocou no mais profundo de minhas emoções.

a_vida_secreta_das_palavras
direção: Isabel Coixet.

Com Sarah Polley,
Tim Robbins,
Javier Cámara,
Eddie Marsan,
Steven Mackintosh,
Julie Christie, Danny Cunningham, Dean Lennox Kelly, Daniel Mays, Sverre Anker Ousdal.
Filme delicado, mostra que o silêncio - muitas vezes - é a melhor opção para um diálogo profundo. O encontro de Hanna com Josef promove a trégua na rejeição que Hanna tem pelas palavras, nem mesmo sua terapeuta consegue quebrar o silêncio imposto pela paciente.
O amor e a solidariedade, desencadeados pela empatia com Josef (que sofreu um acidente numa plataforma de petróleo) provoca a erupção emocional da mulher ferida e torturada pela guerra.
Não é possível utilizar as palavras para falar do filme. Pesquisei na internet, não encontrei muita coisa sobre a história, nem críticas e muito menos sinopses consistentes. Talvez o silêncio se deva ao desconhecimento pelo homem do segredo que as palavras envolvem, a sua ausência pode ser a melhor reflexão provocada pelo filme.
Destaque para a narração de uma criança - imaginária ou não - que faz as vezes de espectadora da vida de Hanna. Pode ser a própria Hanna ingenua e pura assassinada na guerra, pode ser uma criança que tenha conhecido ou mesmo seja filha de Hanna e tenha morrido quando do cárcere da mãe, enfim... não fica muito clara a sua importância na trama, me parece até um pouco deslocada, aquela voz infantil e meio mágica.
De qualquer forma, vale a pena pegar o filme na locadora. Tenho certeza que vocês vão adorar.

Nenhum comentário: