terça-feira, 24 de novembro de 2009

ANIVERSÁRIO DE MAMÃE E O GUARDIÃO DA FLOR DE LÓTUS


Hoje seria o aniversário de 80 anos de mamãe, se ela tivesse esperado três dias antes de partir. Mamãe se foi; amiga, companheira, protetora, teimosa, elitista (mesmo sendo pobre). Adorava música clássica, fazia um empadão delicioso, nenhum de nós o esquecerá, nem a família, os amigos ou mesmo as eventuais visitas. Mamãe vaidosa, jamais ia à rua - mesmo que fosse só para atravessa-la e ir na padaria - sem maquiagem ou adequadamente vestida. Mantinha qualquer tipo de conversa, desde política, sobre a qual estava sempre bem informada, como sobre atividades culturais, mamãe amava as artes. Seu sonho era ser pianista. Mas nasceu pobre, filha de uma costureira com um entregador de pão, português. Mesmo assim chegou a estudar, por caridade, com uma professora freguesa da vovó. Acredito que foi aí que seu ouvido musical se aprimorou tanto. Não importava a peça ou a sinfonia, ela sempre sabia quem era o autor. Mamãe detestava vulgaridades, eu a apelidei de "reencarnação da Rainha Elizabeth I da Inglaterra", vivia com o nariz empinado. Mas era doce e dedicada, sempre preocupada com seus filhos. Perdeu o marido aos 58 anos e nunca mais pensou em nada, ficava em casa, curtia os netos e o bisneto.
Mamãe amada por todos, meus amigos que a conheceram, meus irmãos, os netos, as noras, os amigos dos netos, enfim, mamãe vai me fazer muita falta, deixa uma enorme lacuna na minha vida, um vazio sem precedentes até então, um vazio e uma dor que não conhecia. A família agora está orfã, se foi papai e agora mamãe partiu ao seu encontro.


A família nos anos em que não acreditávamos na morte.


Mamãe partiu às 14h35 do dia 21 de novembro. Cinco minutos antes de chegar ao Repouso Santa Teresa, onde estava sendo cuidada. Desde então meu coração bate mais rápido, minha vontade ficou pequena, meu olhar se entristeceu, minha vida parou, estagnou como se não houvesse mais nada a fazer aqui.

Aqueles que me conhecem um pouco sabem que toda a leitura de mundo que efetuo é desencadeada pela literatura. Estava lendo "O Guardião da Flor de Lótus", de Andrés Pascual, um escritor espanhol. Já estava terminando a leitura quando mamãe se despediu da vida. Dopada, com uma carga de 2mg de Rivotril de manhã e outra antes de dormir, não tive ânimo para ler. Só ontem resolvi terminar as últimas páginas do livro que até então estava me despertando tanto interesse. Não vou comentá-lo, transcrevo alguns trechos que marquei e deixo com meus poucos leitores as conclusões, ou melhor, as inferências.

"[...] - Quando alguém próximo morre, você deixa de ser a pessoa que era [...] A morte está muito mais próxima do que as estrelas, mas não queremos vê-la. No entanto acreditamos compreender a distância desses pontos de luz, mesmo sabendo que quando os fitamos eles já deixaram de existir." p.342

"[...] A perda de um ser querido é o que causa a modificação mais severa em nosso ser, que muda segundo a segundo com o resto do Cosmo. Mas não devemos nos esquecer de que quem falece renasce noutro lugar e noutra coisa, convertendo-se no fruto dos atos que ele mesmo e o resto da humanidade fomos consumando ao longo da vida. Por isso, você deve superar suas aflições e fazer com determinação o que as pessoas que ainda estão neste mundo esperam de você." p.343

"[...] No Ocidente, vocês carecem de pilares para sustentar relações de compromisso verdadeiras. São educados na realização a partir de individualidade, potencializando a competitividade e o êxito como grande meio de alcançar a felicidade. Sempre necessitam mais e, ao mesmo tempo, permanecem vazios por dentro. Por isso, quando algo se frustra, como nesse caso com a doença (e morte) de um ser querido, cai por terra aquilo que conseguiram ilusoriamente com sua busca egoísta." p.405

"[...] O amor e a entrega aos que nos rodeiam nos tornam livres, nos permitem prescindir de nossas atuaduras pessoais e superar nossas limitações. A nossa existência deixa de ser finita, já que permanece nas pessoas que amamos." p.406

Quero agradecer à minha filha amada, aos amigos e colegas que estiveram ao meu lado, agradeço os abraços, as mensagens de solidariedade, agradeço a presença no Francisco de Paula, agradeço as lembranças boas que guardam de Dona Therezinha.

Mãezinha, FELIZ ANIVERSÁRIO, seja lá onde estiver, com quem estiver, siga seu caminho de luz e deixe de se preocupar conosco, saberemos utilizar seu exemplo e a educação que nos deu. Beijos com saudades.

Sua filha

30 comentários:

Bárbara Maia disse...

Mãe, com certeza vovó vai fazer muita falta. Todos estamos tristes. Mas a vida deve continuar. Te amo.

Unknown disse...

Querida Anália, não pude deixar de sentir o que sentiste nas sábias, porém, tristes palavras de despedida de sua amada mãe. Sempre parece que acontece só com os outros, mas acaba que um dia vamos dividir este sentimento com alguém. Que Deus possa confortar seu coração, com Sua infinita sabedoria. Um dia estaremos todos juntos novamente. Fiquemos em Paz! Antonio Carlos

Anônimo disse...

Minha querida,

tentei te ligar ....
quero que saiba o quanto todos aqui lhe adoram e em especial essa ´ameba´ aqui ....
estamos com mta saudade e todos tristinhos pq sabemos que é ruim demais tudo que passou e está passando.
Saiba que lhe adoramos e que estamos todos rezando para que a dor que vc e sua família estão sentindo sejam anenizadas.

Cátia

Anônimo disse...

Analia, fiquei triste com a notícia de Therezinha mas a vida é assim mesmo, sempre nos pregando peças. Sempre gostei muito dela e acho que ela de mim mas estamos por aqui e gostaria de marcar para a gente se ver. Muitos beijos da amiga de longe, marga.

Anônimo disse...

Querida prima, foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento da tia Therezinha, tenho lembranças muito boas dela e do tio Paulo onde sempre rezo para eles e no qual ele foi um grande amigo meu. Como soube, a tia estava sofrendo, e na vida da gente sempre chega a hora de Deus nos chamar, é difícil para nos compreendermos esta partida, a falta, o desconhecido, mas na fé que temos em Deus, sabemos que eles estão em um lugar iluminado, de muita paz e harmonia, pra nos o que resta é a saudade que fica das nossas pessoas queridas. Peço a Deus que dê muitas forças à vocês, e sempre pense que lá é o lugar mais lindo que existe.
Não tenho o e-mail do Marquinhos (meu irmão querido), como todos vocês o são. Peço que dê um abraço muito forte nele por mim, no Paulinho, Ângela e um bem grandão pra você. Fiquem com Deus, que tenham forças pra superar, estamos com vocês...
Gleiton

Anônimo disse...

Lindo, beijos.

Marcos

Anônimo disse...

Fico triste com sua perda tão querida./não deve ser fácil ,ainda não passei por esta experiência.Saiba que sinto por ti e contigo.A tua força nos momentos mais difíceis desta vida são para mim exemplo de mulher. Beijos ,ana luiza

Anônimo disse...

Querida Anália,
Muito bonito o texto sobre o aniversário da sua mãe.
Beijos.
Fernando

Anônimo disse...

na sexta-feira, assim que cheguei, vi mesmo que o céu estava mais estrelado do que últimos dias ... então era isso, aquela estrelinha toda brilhante que tanto chamava a minha atençao era ela ... era ela que, em paz, sorria ...

Beijo de comoçao infinita, minha amiga!

Toia.

Anônimo disse...

Nas Escrituras Sagradas, está escrito que à tempo para tudo: plantar e colher, sorrir e chorar, paz e guerra, dor e alegria, viver e morrer.
Quando perdemos alguém querido, nosso luto, dói, corrói, faz com que as lágrimas venham e com elas as lembranças... Lembranças da pessoa amada que não está mais entre nós. Porém, como diamantes, jóias raras, tesouros, ficam conosco os momentos bons e os exemplos. Enfim, fica a vida resguardada, protegida da morte, pelo amor que há em nossos corações.
Isso, ninguém nos pode tirar, levaremos sempre conosco para onde formos e quando nós nos formos dessa vida.
Podemos ter plena certeza de que os que nos são caros são parte integrante do que somos. Quando, nossos amados se vão, vai com eles um pedaço de nós, que renasce após o luto, em forma de esperança e paz, na certeza de que a vida continua, o espetáculo de todos os dias não pode parar: o sol nasce, a chuva cai, o universo se sustém e m perfeita ordem... E o mais importante é saber que as misericórdias do SENHOR, que não tem fim se renovam a cada manhã, para que não sejamos consumidos e assim nossos corações que batem um batido de dor se anima, no tempo certo. E bate feliz, sabendo que o ciclo da vida se cumpriu.
Deus abençoe você Anália e a sua família.
Beijos
Isabel Cristina

Anônimo disse...

Minha irmã querida, estou junto a você na sua dor, sei como é imensa, não há muito o que eu possa falar... (faz um ano que a Gê se foi... o importante é saber que os nossos pais sempre estarão conosco, eternamente em nossos corações, em nossa vida)Mas meu ombro "é seu", use, abuse. É uma ordem.Te amo!Isis.

Anônimo disse...

Prezada Prima,
Não estando em Boa Esperança, somente ontem tomei conhecimento do falecimento de sua mãe.
Deixo aqui para você, Paulo, Marcos, Ângela e netos um abraço amigo e peço a Deus que, na sua infinita bondade lhes conceda força e conforto para suportar a saudade.
Abraços do primo,
Antonio Carlos.

Anônimo disse...

Tia sei que estas sofrendo mais tambem estou muito triste,chorei muito mas é a vida. 3 pedasos de mim ja se foram mais temos que segu a vida, a vida e uma caixa de surpresas ,boas ,ruins,eu sinseramente ñ acredito que ela se foi tia so fique sabendo aconteceu e pasado entam nois temos que seguir a vida so saiba que eu e muitas pessoas te amamos bjs de seu subrinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
João Vitor

Anônimo disse...

Anália,

Lamento a ocorrência do falecimento de sua mãe; tomei conhecimento através da divulgação, por sua irmã Angela, do texto no seu blog
referente a data do aniversário que não houve.

Embora o desenlace todos já soubessem qual seria, é impressionante a dor que tal perda causou nas duas filhas.
No seu caso o sentimento expresso, no texto límpido, descreve o estado desolado de sua alma.
No caso de sua irmã, pela divulgação do seu texto que, me pareceu, representava exatamente o que ela estava sentindo.

O contato com esta faceta da vida é uma sacudidela dolorosa nas entranhas dos nossos corpos e almas.

A didática de seu texto é tão grande que sua conclusão, relativa ao novo caminho onde ela se encontra agora, soa como algo natural.

A foto em preto e branco da família reunida no passado transmite a exata importância daquela ex-mãe que continua viva
na Terra na forma de seus filhos e netos.

Eta fase difícil esta da vida; doloroso viver (aceitar?) desenlaces como estes.

Não me atrevo a especular sobre o depois; acredito mais na impossibilidade de imaginarmos o que seja.

Creio que lhe faria bem uma coisa que estou também precisando fazer.

Um bom mergulho no mar.

Sinceramente,

Ney Luchi

Anônimo disse...

Querida amiga!

Só quem passou por esta dor, sabe o quanto dói. E eu sei. Mas a vida é assim, uma sucessão de ganhos e perdas. Nesta linda homenagem à sua mãe percebo sua capacidade de superação e de colocar beleza num momento de tão grande tristeza. Conte com o carinho e afeto do seu amigo Paulo Cid.

Anônimo disse...

Esse vazio da alma é dificil de conviver. Não há tempo que passe que o preencha.
Eu sei, tenho também esses 2 vazios.
Mas a fé naquele lugar tranquilo,os amigos e os sorrisos que eles nos dão, nos ajudam a superar e continuar a viver.
Estou aqui com meu coração aberto pra te acarinhar, e o meu pensamento positivo para te lembrar ficaremos bem um dia.
Beijos

Clara de Assis disse...

O sol dos Sonhos derreteu-lhe as asas.
E caiu lá do céu onde voava
Ao rés do chão da vida.
A um mar sem ondas onde navegava
A paz rasteira nunca desmentida...
Mas ainda dorida
No seio sedativo da planura,
A alma já lhe pede impenitente,
A graça urgente
De uma nova aventura.

Miguel Torga

Anônimo disse...

queirida manda pra sua mae um carinhozo beijo de paris !!!!!!!esperou que toda sua familia esta beme voce ? quando vamos se encontrar de novo ?no ano 2010 ? vamos rezar.manda pra mim algumas noticias que tenho tanta saudade de voce. question: te gostaria traduzir o fazer adaptaçao das minhas cançaoes em portuges ?me diga milhoes de beijos

didier

Anônimo disse...

Anália, um grande abraço do primo
Evaldo a voce,Barbara e seus irmãos.

Anônimo disse...

Querida Analia,

É com muito pesar que recebo esta notícia !
Estou solidária com você !
O que nos conforta e que ela agora está descansando nos braços de Deus ...
Um grande beijo e FORÇA !!!

Tati.

Anônimo disse...

Querida Anália,

soube há pouco pela Márcia (e, na sequência, por sua mensagem) do desencarne de sua mãezinha.
Já passei por isso com meu pai e sei que pouco há a ser dito além das palavras protocolares, que embora sinceras, ainda não são suficientes para nos aliviar nesse (importante) momento de luto.
Por outro lado também sei, e imagino que você também o saiba, que o tempo é uma das maiores bençãos que poderíamos receber. Com ele, aos poucos os dias voltam a ser mais leves e a lacuna que você mencionou em seu blog vai sendo preenchida com a saudade e as boas lembranças.
Pranteie sim, mas ore mais ainda. Por sua mãezinha e pelos que ficaram sentindo sua falta. E, se possível, por tantos outros que sofrem de maneiras e em intensidades tão diferentes quanto não podemos imaginar.

Pra você, um abraço apertado e meu carinho fraterno.

Flavio Luis de Freitas Loiola

Anônimo disse...

Analia,

Linda e merecida a homenagem!!

Saiba que onde sua mãe esteja, ela estará vibrando de alegria porque a melhor missão que a gente tem aqui na Terra é a de formar bons seres humanos e isso ela fez brilhantemente!! Você é o maior exemplo disso, demonstrando todo seu carinho e amor de filha.

Que Deus te abençoe muito e se precisar de um ombro amigo, podes contar comigo!!


Beijão!!

Anônimo disse...

Cristiane Leite

Anônimo disse...

Querida Analia,

sinceramente, meus pêsames, em pouco tempo, todos nós estaremos lá.

Ariosto

Anônimo disse...

Sinto muito minha amiga!

Somente agora com seu correio fiquei sabendo da perda.

QUE DEUS A ABENÇOE!


TE ADORO,

Denise Sobral

Anônimo disse...

Querida prima Anália,

Só hoje abri minha Caixa e vi a notícia sobre sua querida Maezinha; que pena, pelo título pensei ver notícia feliz de uma festa de aniversário, família reunida, e fui "sequinha" para ver possíveis fotos de todos, e matar as saudades. Nos consolemos imaginando e crendo realmente, que, onde estiver, ela se encontrou com outros que já se foram antes (inclusive com o meu paizinho adorado!, que se foi este ano também), e que a recepcionaram com alegria e afeto! Que Deus ampare e conforte você e todos da família Maia, pela saudade que estão sentindo. Beijo grande.
Maria Lucia

Anônimo disse...

Querida prima Anália,

Só hoje abri minha Caixa e vi a notícia sobre sua querida Maezinha; que pena, pelo título pensei ver notícia feliz de uma festa de aniversário, família reunida, e fui "sequinha" para ver possíveis fotos de todos, e matar as saudades. Nos consolemos imaginando e crendo realmente, que, onde estiver, ela se encontrou com outros que já se foram antes (inclusive com o meu paizinho adorado!, que se foi este ano também), e que a recepcionaram com alegria e afeto! Que Deus ampare e conforte você e todos da família Maia, pela saudade que estão sentindo. Beijo grande.
Maria Lucia

Anônimo disse...

Quiquia!
Lembra deta apelido?
Ela era tão, mas tão legal comigo...
Eu entrava na casa de vcs sem bater e lanchava lá! Naquele tempo não sabia que vcs passavam nessecidade e nem sabia o que era nessecidade mas nescau com pão com mortadela tinha sempre pra mim!
Coisas que a gente não se esquece NUNCA!
Querida, sou do tempo em que Anália namorava o Jonas!
QUE COISA MAIS ANTIIIIIGAAAAA!!!!
Juca chaqves era um rapaz, kkkk...pqp o cara tá muito veeeeeelho E HORROROSO!
Beijos, beijos, beios..
Saudades,
Dudu

Anônimo disse...

Liiinda a homenagem à sua mãe.
Que Deus te dê forças e ânimo para superar isto e continuar a viver a vida (com seus altos e baixos) com a sua alegria típica de sempre!!
Te adoro muito e quando precisar, vc sabe onde me encontrar!!
Mil beijosssssssssssssss

Amy

Anônimo disse...

sinto muito mesmo o que aconteceu..perdi minha mãe em novembro de 2003 e como moramos juntas a vida inteira foi e tem sido até hoje difícil suportar a ausência dela..era muito lúcida mas estava compeltamente dependente de mim..só que sem ela eu é que me senti desamparada..cada dia que passa me convenço de que realmente não existe amor maior que o de uma mãe por um filho..ou seja..só ela me amou de verdade..incondicionalmente..acabo achando graça quando me pego repetindo os mesmos chavões com meu filho..rs..tudo que eu achava chato de ouvir..rs..fique com Deus e desejo-lhe toda a paz de espírito possível..um beijinho..Beth