domingo, 26 de outubro de 2008

Ernesto Guevara, também conhecido como CHE

Livro em portuguêsBrochura1ª Edição - 2008 - 728 pág.
Há mais de 40 anos de sua morte - e 80 anos de seu nascimento - seu compromisso com a história permanece um símbolo de rebelião, esperança e justiça. Ernesto Guevara, também conhecido como Che é uma biografia minuciosa e detalhada, que revela na sua plenitude um homem sempre pronto para a luta. Paco Ignácio Taibo II, a partir de um vasto material e recorrendo a textos do Che - fragmentos de cartas pessoais e públicas, diários, notas manuscritas, artigos, poemas, livros, discursos, conferências, declarações em atas, entrevistas, frases e testemunhos de companheiros -, faz do próprio Che o segundo narrador desta história

Sempre efetuo comentários sobre os livros que me agradam. Também sou conhecida como admiradora de Che Guevara. No entanto há um vasto material sobre esse personagem que motiva amor e ódio, por isso vou me abster de escrever sobre o biografado e aconselhar a leitura da obra que, até então, foi a mais séria e isenta que li sobre esse homem impar que marcou gerações.
Paco Ignácio Taibo II que efetuou um trabalho excelente, com a colaboração de Che e citação explicita das fontes, nos oferece um relato fiel da trajetória de Ernesto Che Guevara.
Aos que amam a figura revolucionária do Che, aos que se emocionam com sua postura quixotesca, como eu, aos que o odeiam e não creem possível existir alguém com a sua personalidade, a todos indico a leitura deste livro que, com suas 728 páginas, dentre as quais 100 são de fontes e bibliografia pesquisada, nos faz pensar e repensar a maior parte daquilo que sabemos sobre o homem, o guerrilheiro, o poeta, o sonhador, Che.
Sobre o autor

Paco Ignacio Taibo II, narrador, historiador y periodista, es autor de cerca de 50 obras publicadas en 21 países y traducidas a una docena de lenguas. Ha obtenido el Premio Planeta / Joaquín Mortiz 1992 y tres veces el Premio Internacional Dashiell Hammett. Su biografía del Che Guevara publicada em 1996, lleva más de 260 000 ejemplares vendidos en 18 países y en 1998 obtuvo el Premio Bancarella por ser el 'libro del año' en Italia.

Nenhum comentário: