sábado, 13 de setembro de 2008

BREVES CONSIDERAÇÕES


EU É UM OUTRO
Roberto Freire




A Autobiografia de Roberto Freire é, sem dúvida alguma, uma excelente leitura. O livro me foi indicado, e disponibilizado, por um recem conquistado amigo que tem me proporcionado muitas alegrias. Nossa interlocução é, sem dúvida, muito prazerosa.

A leitura de uma autobiografia sempre me preocupou, mas Roberto Freire (o Bigode) consegue efetuar uma reflexão clara e isenta da sua vida, seus amores, seus ideais e, o mais importante, suas escolhas.

Para quem já leu sua obra, a leitura de "Eu é um Outro" será uma descoberta muito interessante, para quem não leu a obra do Bigode, a leitura de "Eu é um Outro" será a motivação que faltava para fazê-lo.


O SALÁRIO DO MEDO
Georges Arnaoud

Este foi o meu primeiro contato com esse autor francês. Se gostei? Ainda não sei.

Foi uma leitura difícil, não sei se pela tradução no português de Portugal - coisa que jamais me atrapalhou na leitura de SARAMAGO - ou se pela narrativa em si.
Arnaoud conta a história de quatro vagabundos, cada um de uma nacionalidade, que aceitam um trabalho perigoso para uma empresa de Petroleo americana pelo dinheiro e a possibilidade de sair daquele lugar perdido na America do Sul.

Com esse pano de fundo o autor efetua uma leitura singular com relação a natureza humana, suas lutas, suas derrotas e suas vitórias. Gerard, um homem de garra e estóico, conquista a luta que trava pela sobrevivência, vence cada etapa deixando pedaços de sí pelo caminho. A relação do motorista, Gerard, com o caminhão e sua carga explosiva é a metáfora da relação do homem com o meio - tanto social como familiar - e seus perigos.

O livro que se tornou filme em 1953 na Direção de Henri Georges Clouzot estrelado por Ivys Montand, foi o sucesso da época.

O que impressiona é a vulnerabilidade que as vitória, o entusiasmo, a alegria extrema pode causar no homem acostumado com perdas, lutas e derrotas.

Será uma obra que deixarei para uma segunda leitura mais tarde, daqui há alguns meses. Preciso saber se gostei ou se odiei, não posso ficar neste estado de dúvida impactante em que me encontro neste momento, algumas horas após terminada a leitura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Anália. Tudo bem?

Vi um filme ontem e gostaria muito de ouvir sua opinião sobre ele: O Ensaio sobre a cegueira. O livro do Saramago eu já achava um espetáculo e o filme me trouxe muitas reflexões... Adoraria ver sua resenha crítica sobre ele aqui. Bjão e saudades. O site está um máximo!

Diogo Faria

Anália Maia disse...

Diogo,

ainda não assisti, mas já li os dois livros, o Ensaio sobre a Cegueira e o Ensaio sobre a Lucidez, que é uma especie de continuação. Verei o filme e, com certeza, lhe darei retorno. Obrigada pelo contato. Beijos

João Videira Santos disse...

Olá! Cá estou eu! Sou aquele amigo daquela manhã de aniversário passada no msn...Aquele amigo que, mesmo distante, de quando em vez quebra o silêncio e grita: Estou aqui. Aqui e hoje com agrado verifico o quanto literário é o seu blog.Muito bom. é evidente que vou voltar. Mesmo que se esconda no silêncio e não o quebre de quando em vez...Beijo!